domingo, 20 de novembro de 2011

Relatório do Seminário


Universidade Federal de Sergipe
Centro de Educação e Ciências Humanas
Departamento de História
Professor: Antônio Lindvaldo Sousa
Aluna: Crécia Maria A. dos Anjos
Disciplina: Temas de História de Sergipe I

Relatório do Seminário: Literatura e Colonização de Sergipe  


O seminário teve como objetivos conhecer a literatura sergipana relacionada à colonização do estado de Sergipe e trabalhar uma obra literária com mesmo tema. O evento iniciou-se às 19h e 45min do dia 17 de novembro, em sala de aula, com a participação dos seguintes seminaristas, Magno costa, Maria Aline Matos, Mayra Santos, Mislene Batista, Taís Danielle e Luciano Filho. Os recursos utilizados para a apresentação foram Data-show, caixa acústica, slides, folder e apresentação oral.
Literatura e colonização de Sergipe foi o tema do evento que abordou a obra cinematográfica de ficção “A Fúria da Raça” de Ilma Fontes Mendes, jornalista e médica, entre outros, como fonte histórica do período colonial sergipano,  para mostrar com  foi o período colonial e como  se deu a relação entre brancos e índios em território sergipano. Um vídeo com imagens do período da colonização e tendo como trilha sonora uma música sergipana, abriu as apresentações. A obra foi criada para as telas, mas virou livro também. A obra trata das crueldades cometidas pelos portugueses aos índios, as guerras, e das relações entre jesuítas, criadores de gado e índios. A obra é dividida em cenas e não em capítulos.  Histórias como a estratégia utilizada por Garcia D’Ávila para influenciar os índios contra os jesuítas com propósito de aumentar suas terras é contada na obra.
Foi uma boa apresentação, apesar de o grupo ter cometido um equívoco que foi logo corrigido pelo professor. O grupo mostrou que leu a obra e abordou-a com propriedade captando a idéia que era mostrar que os índios não ficaram passivos diante dos conquistadores, por isso o nome da obra “A Fúria da Raça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário